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13 January
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Como aceitar as críticas de um modo positivo

A partir do momento em que você decide trabalhar como freelancer, você fica totalmente exposto à opinião publica, ou seja, a opinião de seus clientes. Sempre que recebemos um elogio relacionado ao nosso trabalho, é provável que fiquemos felizes e dispostos para continuar nossas atividades da melhor maneira possível. O pior é quando aparece uma situação contrária, quando alguém critica nosso trabalho. A primeira reação é de indignação, sem contar a vontade de rebater as criticas. Se defender ou discutir sobre a qualidade de seu trabalho é normal, afinal de contas ninguém quer ser criticado, ainda mais se tiver dado duro para fazer tal atividade. O grande problema vem quando você não consegue lidar de nenhuma maneira com uma critica relacionada ao seu trabalho, e acaba comprometendo todo o seu rendimento em decorrência disto.

 

Saiba como as críticas podem ajudá-lo a crescer

Antes de tudo saiba que para se tornar um empresário, ou um profissional de sucesso é preciso digerir todas as criticas e transformá-las em oportunidades para melhorar seu negocio. Nem sempre uma critica serve para nos derrubar. Temos a habito de pensar que a pessoa que nos criticou, deseja o nosso insucesso, mas em alguns casos ela pode até estar querendo o oposto. À medida que vamos crescendo em nossa profissão, aceitar uma critica é quase impossível. Passamos a achar que sabemos tudo sobre determinada área, e que ninguém pode nos ensinar alguma coisa, quando na verdade isto é puro egoísmo. O maior segredo de uma pessoa bem sucedida é a humildade, para saber que as evoluções são continuas e que tudo muda em um piscar de olhos. Por este motivo comece desde cedo a ver as criticas como uma forma de progredir em seu trabalho.

 

Controle sua primeira reação

Como já dito anteriormente, no momento em que recebemos uma critica, é comum ficarmos revoltados, em algumas ocasiões é possível ate perdermos o controle da situação e tentar rebatê-las de maneira agressiva. Caso você não goste da critica que recebeu, deixe para respondê-la em outra hora em que não estiver de cabeça quente. Sendo assim poderá pensar melhor e elaborar uma resposta à altura, sem comprometer sua reputação nem perder o cliente.

 

Tente descobrir porque foi criticado

A principal dica é tentar ter a mesma visão critica do cliente. Por mais bizarra e sem fundamento que seja a critica, é fundamental tentarmos entender o porquê de ela ter acontecido, é por este motivo que devemos ver as duas faces da moeda e por fim saber a causa da mesma.

Para que isto se torne mais fácil podemos seguir um raciocínio lógico – Se um cliente critica o seu trabalho, procure saber se esta critica realmente tem fundamento, pergunte a opinião de mais pessoas, não deixe o orgulho falar mais alto, e se realmente for constatado que aquele serviço não está como deveria, basta você refazê-lo da maneira correta, e tudo estará resolvido.

 

Aprenda, ser criticado é normal

Aprenda! Ser criticado é normal. Ao longo de sua carreira sempre vai ouvir criticas, sejam elas construtivas ou destrutivas. O seu trabalho pode ser perfeito, sempre encontrara algum cliente insatisfeito, isto faz parte da vida, a partir do momento em que você se acostuma a lidar com isto, e não deixa uma critica acabar com sua autoestima, você está progredindo cada vez mais para o sucesso.

 

Aprenda com a situação

Às vezes podem não parecer, mas são nos momentos mais difíceis que nos permitem aprender mais. São dos imprevistos e sufoco que tiramos as maiores lições de nossas vidas. Uma boa dica é não se entusiasmar demais com o sucesso, isto pode ter uma mudança repentina. Excesso de confiança em um artigo pode trazer grandes problemas, deixar de revisá-lo pode ser um desses problemas, ou até mesmo escrever sobre o que você não tem conhecimento. Antes de escrever qualquer coisa é preciso estudar sobre o tema em si.

Caso você tenha sido criticada de maneira incorreta, e tenha razão, não tente usar isso como uma forma de retaliação ao seu cliente. Responda-o de maneira educada sem perder o nível de educação. Alguma pessoa tem o habito de criticar por maldade. Como você não pode controlar os atos de todos, controle você mesmo e suas atitudes, tente lidar com frieza e inteligência, as criticas que lhe forem direcionadas. Só assim conseguirá chegar ao sucesso profissional e pessoal.

 

“Este artigo foi escrito por Daniel Ribeiro, nosso redator que nos acompanha desde o início do Redator Freelancer, fornecendo ótimos conteúdos de qualidade para nossos clientes atuais.”

E você, como costuma lidar com as criticas? Têm conseguido controlar suas ações diante disto ou é impulsivo? Deixe um comentário!

Jota Cê

Sobre o Autor

Escritor, Blogueiro, Futuro YouTuber, Ama Fotografia, Grande fã da Apple, Sonysta (mas não é fanboy), Goku nas horas vagas.

0 comments

  • Luis Gregorio
    5 anos ago

    As criticas sao sempre construtivase servem para corrigir nossos erros.Gostei do artigo

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    • Julio Cesar
      5 anos ago

      Olá Luis Gregorio,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Abraço e Sucesso!

      Reply

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