Seu sucesso em forma de Conteúdo

post-thumb-single
12 January
10

Como conseguir o primeiro cliente enquanto redator freelancer?

Normalmente, quando uma pessoa decide começar a trabalhar como freelancer, a principal dificuldade com que ela se depara é como conseguir o primeiro cliente. Essa dificuldade é comum entre as mais variadas áreas de trabalho como freelancer, mas requer muita dedicação, esforço e a prática de algumas ações para conseguir superá-la, pois dependendo da área que o freelancer atua, pode levar até meses para conseguir o primeiro cliente, pelo simples fato de que o cliente não vem até você e você não pode ir atrás do cliente errado.

Para conseguir o primeiro cliente e até mesmo mais clientes futuramente, é necessário força de vontade, ação, trabalho e diversos outros fatores, pois como citado acima, o cliente não irá vir até você para solicitar seus serviços, e se você ficar esperando o cliente bater em sua porta, você estará cometendo o mesmo daqueles jovens que terminam a faculdade e depois ficam esperando sentados as empresas irem atrás deles. Veja algumas dicas e formas para que você consiga o primeiro cliente de forma mais rápida:

 

Prepare o “Terreno” antes de tudo

Você pode ser o mais profissional possível, mas se você não estiver preparado antes do cliente vir seu profissionalismo não irá adiantar de nada. É necessário fazer e possuir algumas coisas para estar preparado para o primeiro de muitos clientes. Antes de ir atrás de um cliente ou receber o primeiro cliente, procure fazer/possuir os seguintes itens primeiro:

– Um portfólio (Claro, se você já fez algum trabalho antes).

– Uma forma de passar um contrato ou acordo registrado, pois se o cliente for de uma grande empresa, com certeza ele irá lhe exigir isso.

– Um local para se encontrar com o cliente, se no caso você for freelancer de uma área que não seja necessário o uso da internet para fechar conversar com o cliente.

– Construa uma tabela de preços fixa, pois assim você não irá precisar dar preços pensados de última hora para seus clientes.

 

A falta de todos esses itens citados acima é o que mais faz com que o freelancer não consiga o primeiro cliente, pois é necessário passar confiança e seriedade para o cliente, e esses itens são essenciais para conseguir essa façanha.

 

Se encaixe em apenas um Nicho do Mercado

Um redator freelancer pode escrever sobre vários nichos ao decorrer de sua carreira, mas no início de tudo, antes de conseguir o primeiro cliente, ele deve se focar em apenas um nicho do mercado, visando encontrar o primeiro cliente numa área que ele tem mais conhecimentos. Então, procure visar um nicho do mercado que você deseja “atacar”, pois assim será mais fácil conseguir o seu primeiro cliente enquanto redator freelancer.

 

É hora de “Atacar”

Depois de ter construído um portfólio e ter organizado tudo antes de ir atrás do primeiro cliente, é hora de “atacar” o nicho que você escolheu para se dedicar no início de sua carreira freelancer. Pesquise no Google sobre o nicho que você escolheu e navegue dentre os sites e blogs que abordam o nicho. Procure detectar um problema ou algo que está faltando no blog/site do seu futuro cliente e mande um E-mail para o autor do mesmo oferecendo a possível solução do “problema”, pois assim certamente você conseguirá conquistar o seu primeiro cliente logo de cara! Mas como conseguir detectar “problemas” ou algo que está em falta no site/blog do futuro cliente? Simples, basta você analisar todo o conteúdo que o blog/site possui e encontrar algo cujo autor do blog ainda não tenha falado ou feito, caso você seja um freela de outra área, como analista SEO, web designer e outros. Assim você estará oferecendo seus serviços de forma inteligente para o dono do blog ou site e haverá uma grande chance do mesmo lhe contratar.

 

E você, já está preparado para conseguir o primeiro cliente? Deixe um comentário expressando sua opinião ou experiência sobre o assunto.

Jota Cê

Sobre o Autor

Escritor, Blogueiro, Futuro YouTuber, Ama Fotografia, Grande fã da Apple, Sonysta (mas não é fanboy), Goku nas horas vagas.

0 comments

  • Josué Mota
    5 anos ago

    Júlio César,
    Legal...Estava pensando em contratar um serviço de Freelancer para dar uma guinada em meu blog, precisaria de algumas dicas...Vale realmente a pena?
    Meu e-mail josue2902@gmail.com
    Abraço
    At. Josué MOta

    Reply
    • Julio Cesar
      5 anos ago

      Olá Josué Mota,

      Um serviço freelancer prestado por um profissional de qualidade, pode gerar vários retornos para seu blog, seja em tráfego, lucros de programas de afiliados e outros. Sem dúvida nenhuma, um serviço freelancer vale a pena para qualquer tipo de blog ou site!
      Se precisar de um freela, já sabe onde encontrar. ;)

      Abraço e Sucesso!

      Reply
  • Davi
    4 anos ago

    Julio,

    Acredito que um bom texto é uma arte, portanto precisa ser valorizado. Porém, minha dica para quem está começando é escrever alguns textos gratuitamente, a fim de montar um portfolio. Isso se aplica a quase qualquer freelancer. Um designer, por exemplo, pode criar alguns logotipos de forma gratuita para incluir em sua galeria.
    Davi postou recentemente em seu blog: 3 decisões difíceis que todo redator precisa enfrentar (e qual pode ser a solução)

    Reply
    • Julio Cesar
      4 anos ago

      Olá Davi,
      Isso que você acrescentou, sem dúvidas, é essencial para começar da maneira correta, digamos. Eu mesmo, quando iniciei, escrevi de graça para muitos blogueiros, visando montar um portfólio de qualidade.

      Obrigado pelo comentário. Abraço e Sucesso, sempre!

      Reply
  • Fran
    3 anos ago

    Oi Julio,
    Não encontrei seu blog, eu gostaria de acompanhar os posts.

    Obrigada! ;)

    Reply
    • Julio Cesar
      3 anos ago

      Olá Fran,
      Eu blogo por aqui mesmo! :)

      Abraço e Sucesso, sempre!

      Reply
  • Edson
    2 anos ago

    Olá Júlio Cesar!

    Dicas valiosas e parabéns pela iniciativa!

    Reply
  • Artur
    2 anos ago

    Gostei. Parabéns. Conteúdo excelente e inspirador.

    Reply
  • Tetz
    1 ano ago

    Muito bom o seu artigo. Estou começando uma vida de freelancer, mas ainda estou com o sério problema de nunca ter feito nenhum trabalho do gênero antes. De toda forma, agradeço as dicas.

    Tetz.

    Reply
  • Negócios Digitais
    11 meses ago

    Parabéns Júlio , ótimo artigo!
    Algumas vezes já solicitei trabalhos para freelancers e tive um excelente retorno e também já fiz trabalho como freelancer e tive um feedback bem interessante. O segredo é trabalhar com foco e profissionalismo. Abraços e Sucesso!

    Reply

Deixe um Comentário

Adicione um link para meu blog.

Regras ao Comentar

Não publique um comentário que irá violar conteúdo. É permitido usar tags como negrito, itálico e sublinhado, isso significa que o HTML pode ser usado ao comentar.